ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
TEXTO 1:
De acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, “as interações e as brincadeiras são experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização” (BNCC, 2017, p. 33).
TEXTO 2:
Antes da chegada das crianças, ela preparou o ambiente com elementos que despertam a curiosidade e o senso estético, onde os pequenos pudessem experimentar, explorar e investigar, o que deu à atividade um caráter educativo. Jussara reuniu materiais incomuns nas rotinas das crianças, como caixas de ovos, copos plásticos de várias cores e tamanhos, além de tocos de madeira e dinossauros de plástico. A professora organizou diferentes momentos na caixa de areia para observar a interação dos pequenos com os materiais disponibilizados. Para que eles explorassem e entendessem as características, sensações e os efeitos despertados pelo manuseio do material com a areia.
Retirado de: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JdyDVYh3RNcpRqKe2UDdaH5hPjDUZbFbqfWu6gkg9jPzZ8wKaCgXwN8MpmGa/bncc-educacao-infantil--ebook-nova-escola.pdf. Acesso em: 03/02/19.
Os dois textos abordam, de forma distinta, a importância de a escola ter resguardada em sua prática pedagógica espaços em que a criança possa construir conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
A Brinquedoteca é um desses espaços com um rico e criativo material. Mas nem toda escola possui Brinquedoteca. Nesse caso, o professor poderá organizá-la em outros espaços extraclasse com materiais diversificados como nos mostra o texto 2, em que o professor planeja uma atividade na caixa de areia.
A partir dos fragmentos apresentados, anteriormente, avalie as afirmações a seguir:
I- Se a escola não tiver Brinquedoteca, poderá organizar atividades em um espaço ao ar livre bem planejadas com as crianças.
II- Essas atividades devem ser especiais, alegres, com música, histórias, dança, teatro, fantoches e muita brincadeira.
III- O espaço escolhido deve ser educador e com recreação para as crianças. Além de jogos e brincadeiras que elas gostam, deve trazer aprendizado sob o olhar atento do professor.
IV. O professor, neste espaço, deve observar as crianças organizarem por conta própria a brincadeira sem interferir nas atividades porque é um momento livre.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
I e II.
Segundo o Plano de Ensino das disciplinas práticas, ao estudar a PRÁTICA PEDAGÓGICA ao longo do curso de Pedagogia, o aluno precisa analisar a prática pedagógica como espaço para discussão da formação do professor como educador – com todas as suas implicações teóricas e as práxis vivenciadas.
Isto porque, os alunos das Licenciaturas, além de serem comprometidos com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, precisam:
I - Refletir sobre os pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
II - Investigar os diversos problemas do cotidiano escolar e as influências desses, tanto na sociedade como um todo, na vida das familias e dos professores envolvidos, como nas ações e nas decisões elementares de uma prática escolar.
III - Identificar problemas – tanto pessoais como profissionais com postura investigativa e propositiva em face de realidades complexas, que envolvem tanto as pessoas como os lugares e que revelam as diversas salas de aula - por onde cada um já viveu como aluno e que vai atuar como docente.
IV - Compreender o papel do professor enquanto sujeito e agente de transformações sociais, no sentido da democratização de um ensino de qualidade em nosso país.
V - Investigar os diversos problemas do cotidiano escolar e as influências desses nas ações e nas decisões importantes de uma prática docente.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e V.
III e IV.
I e II.
I, III, IV, V.
I, III e V.
A aprendizagem é um processo fundamental que nos acompanhada por toda a nossa vida. Nossa vida é permeada por um processo de ensino-aprendizagem, mesmo que, em nosso dia-a-dia, não nos dermos conta disso. Diferentes autores buscaram definir o que é aprendizagem e estabelecer sua importância para o processo de formação humana. Cada teoria possui uma visão específica a respeito de como o homem aprende e se desenvolve. Apesar disso, podemos destacar, de forma geral, alguns aspectos a respeito do processo de aprendizagem.
Em relação à aprendizagem, que é condição imprescindível para o desenvolvimento humano, identifique as afirmativas corretas a seguir:
I. A aprendizagem é um processo restrito ao ambiente escolar, pois é lá que as pessoas, de forma geral, irão aprender, de fato.
II. Os indivíduos, de maneira geral, aprendem da mesma forma e essa característica é herança do desenvolvimento filogenético.
III. A aprendizagem é um processo amplo, dinâmico no qual as pessoas, indistintamente, possuem capacidades e potencialidades para aprender.
IV. O processo de aprendizagem está relacionado à estabilidade e ao enriquecimento do que foi aprendido.
Marque a alternativa que contém os itens corretos:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos pessoas conversando acerca de crescimento físico dos filhos, novos comportamentos e interesses apresentados pelos adolescentes, fases naturais da vida e perdas inevitáveis que ocorrem com o passar do tempo. Todos esses temas dizem respeito aos acontecimentos observados, esperados e que, dentro de certos limites, seguem um padrão sequencial ao longo da vida dos indivíduos. Dizem respeito a mudanças no ciclo de vida. Nota-se por esses exemplos, o quanto é vasto e diversificado o campo chamado desenvolvimento humano. (CARMO, 2012 p.146).
Por desenvolvimento entendemos todas as alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida e que passam a fazer parte da constituição do indivíduo.
Disponível em https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Fundamentos%2520Psicol%25C3%25B3gicos%2520da%2520educa%25C3%25A7%25C3%25A3o&searchpage=1&filtro=todos#/busca> Acesso em: 10 de jan. 2019.
Considerando as ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O crescimento físico, segue uma ordem cronológica com a previsão de certas atitudes mais ou menos predeterminadas pelos fatores biológicos, refere-se aos ganhos de estatura, peso, massa muscular e habilidades motoras e é um dos fatores importantes de desenvolvimento humano.
II- As sequências ordenadas são um exemplo do desenvolvimento humano, são determinadas filogeneticamente, ou seja, são sequências típicas da espécie humana. Do nascimento até os primeiros passos o bebê apresenta uma sequência progressiva de habilidades, (posição fetal, de bruços, levanta a cabeça e o tórax, rola, senta, engatinha, fica de pé e anda).
III- Os eventos culturais compartilhados dizem respeito às práticas grupais e experiências oferecidas aos indivíduos e que são, em geral, vivenciadas por todos ou pela maioria dos membros de um dado grupo. Em uma população ribeirinha, por exemplo, as crianças desde cedo aprendem a nadar, pescar e remar, o que configura um dos fatores do desenvolvimento humano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
(ENADE / 2014 – com adaptações)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
I e II.
Segundo o Plano de Ensino das disciplinas práticas, ao estudar a PRÁTICA PEDAGÓGICA ao longo do curso de Pedagogia, o aluno precisa analisar a prática pedagógica como espaço para discussão da formação do professor como educador – com todas as suas implicações teóricas e as práxis vivenciadas.
Isto porque, os alunos das Licenciaturas, além de serem comprometidos com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, precisam:
I - Refletir sobre os pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
II - Investigar os diversos problemas do cotidiano escolar e as influências desses, tanto na sociedade como um todo, na vida das familias e dos professores envolvidos, como nas ações e nas decisões elementares de uma prática escolar.
III - Identificar problemas – tanto pessoais como profissionais com postura investigativa e propositiva em face de realidades complexas, que envolvem tanto as pessoas como os lugares e que revelam as diversas salas de aula - por onde cada um já viveu como aluno e que vai atuar como docente.
IV - Compreender o papel do professor enquanto sujeito e agente de transformações sociais, no sentido da democratização de um ensino de qualidade em nosso país.
V - Investigar os diversos problemas do cotidiano escolar e as influências desses nas ações e nas decisões importantes de uma prática docente.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e V.
III e IV.
I e II.
I, III, IV, V.
I, III e V.
A aprendizagem é um processo fundamental que nos acompanhada por toda a nossa vida. Nossa vida é permeada por um processo de ensino-aprendizagem, mesmo que, em nosso dia-a-dia, não nos dermos conta disso. Diferentes autores buscaram definir o que é aprendizagem e estabelecer sua importância para o processo de formação humana. Cada teoria possui uma visão específica a respeito de como o homem aprende e se desenvolve. Apesar disso, podemos destacar, de forma geral, alguns aspectos a respeito do processo de aprendizagem.
Em relação à aprendizagem, que é condição imprescindível para o desenvolvimento humano, identifique as afirmativas corretas a seguir:
I. A aprendizagem é um processo restrito ao ambiente escolar, pois é lá que as pessoas, de forma geral, irão aprender, de fato.
II. Os indivíduos, de maneira geral, aprendem da mesma forma e essa característica é herança do desenvolvimento filogenético.
III. A aprendizagem é um processo amplo, dinâmico no qual as pessoas, indistintamente, possuem capacidades e potencialidades para aprender.
IV. O processo de aprendizagem está relacionado à estabilidade e ao enriquecimento do que foi aprendido.
Marque a alternativa que contém os itens corretos:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos pessoas conversando acerca de crescimento físico dos filhos, novos comportamentos e interesses apresentados pelos adolescentes, fases naturais da vida e perdas inevitáveis que ocorrem com o passar do tempo. Todos esses temas dizem respeito aos acontecimentos observados, esperados e que, dentro de certos limites, seguem um padrão sequencial ao longo da vida dos indivíduos. Dizem respeito a mudanças no ciclo de vida. Nota-se por esses exemplos, o quanto é vasto e diversificado o campo chamado desenvolvimento humano. (CARMO, 2012 p.146).
Por desenvolvimento entendemos todas as alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida e que passam a fazer parte da constituição do indivíduo.
Disponível em https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Fundamentos%2520Psicol%25C3%25B3gicos%2520da%2520educa%25C3%25A7%25C3%25A3o&searchpage=1&filtro=todos#/busca> Acesso em: 10 de jan. 2019.
Considerando as ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O crescimento físico, segue uma ordem cronológica com a previsão de certas atitudes mais ou menos predeterminadas pelos fatores biológicos, refere-se aos ganhos de estatura, peso, massa muscular e habilidades motoras e é um dos fatores importantes de desenvolvimento humano.
II- As sequências ordenadas são um exemplo do desenvolvimento humano, são determinadas filogeneticamente, ou seja, são sequências típicas da espécie humana. Do nascimento até os primeiros passos o bebê apresenta uma sequência progressiva de habilidades, (posição fetal, de bruços, levanta a cabeça e o tórax, rola, senta, engatinha, fica de pé e anda).
III- Os eventos culturais compartilhados dizem respeito às práticas grupais e experiências oferecidas aos indivíduos e que são, em geral, vivenciadas por todos ou pela maioria dos membros de um dado grupo. Em uma população ribeirinha, por exemplo, as crianças desde cedo aprendem a nadar, pescar e remar, o que configura um dos fatores do desenvolvimento humano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
(ENADE / 2014 – com adaptações)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I, II, III e V.
III e IV.
I e II.
I, III, IV, V.
I, III e V.
A aprendizagem é um processo fundamental que nos acompanhada por toda a nossa vida. Nossa vida é permeada por um processo de ensino-aprendizagem, mesmo que, em nosso dia-a-dia, não nos dermos conta disso. Diferentes autores buscaram definir o que é aprendizagem e estabelecer sua importância para o processo de formação humana. Cada teoria possui uma visão específica a respeito de como o homem aprende e se desenvolve. Apesar disso, podemos destacar, de forma geral, alguns aspectos a respeito do processo de aprendizagem.
Em relação à aprendizagem, que é condição imprescindível para o desenvolvimento humano, identifique as afirmativas corretas a seguir:
I. A aprendizagem é um processo restrito ao ambiente escolar, pois é lá que as pessoas, de forma geral, irão aprender, de fato.
II. Os indivíduos, de maneira geral, aprendem da mesma forma e essa característica é herança do desenvolvimento filogenético.
III. A aprendizagem é um processo amplo, dinâmico no qual as pessoas, indistintamente, possuem capacidades e potencialidades para aprender.
IV. O processo de aprendizagem está relacionado à estabilidade e ao enriquecimento do que foi aprendido.
Marque a alternativa que contém os itens corretos:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos pessoas conversando acerca de crescimento físico dos filhos, novos comportamentos e interesses apresentados pelos adolescentes, fases naturais da vida e perdas inevitáveis que ocorrem com o passar do tempo. Todos esses temas dizem respeito aos acontecimentos observados, esperados e que, dentro de certos limites, seguem um padrão sequencial ao longo da vida dos indivíduos. Dizem respeito a mudanças no ciclo de vida. Nota-se por esses exemplos, o quanto é vasto e diversificado o campo chamado desenvolvimento humano. (CARMO, 2012 p.146).
Por desenvolvimento entendemos todas as alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida e que passam a fazer parte da constituição do indivíduo.
Disponível em https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Fundamentos%2520Psicol%25C3%25B3gicos%2520da%2520educa%25C3%25A7%25C3%25A3o&searchpage=1&filtro=todos#/busca> Acesso em: 10 de jan. 2019.
Considerando as ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O crescimento físico, segue uma ordem cronológica com a previsão de certas atitudes mais ou menos predeterminadas pelos fatores biológicos, refere-se aos ganhos de estatura, peso, massa muscular e habilidades motoras e é um dos fatores importantes de desenvolvimento humano.
II- As sequências ordenadas são um exemplo do desenvolvimento humano, são determinadas filogeneticamente, ou seja, são sequências típicas da espécie humana. Do nascimento até os primeiros passos o bebê apresenta uma sequência progressiva de habilidades, (posição fetal, de bruços, levanta a cabeça e o tórax, rola, senta, engatinha, fica de pé e anda).
III- Os eventos culturais compartilhados dizem respeito às práticas grupais e experiências oferecidas aos indivíduos e que são, em geral, vivenciadas por todos ou pela maioria dos membros de um dado grupo. Em uma população ribeirinha, por exemplo, as crianças desde cedo aprendem a nadar, pescar e remar, o que configura um dos fatores do desenvolvimento humano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
(ENADE / 2014 – com adaptações)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
Em nosso dia a dia, é comum encontrarmos pessoas conversando acerca de crescimento físico dos filhos, novos comportamentos e interesses apresentados pelos adolescentes, fases naturais da vida e perdas inevitáveis que ocorrem com o passar do tempo. Todos esses temas dizem respeito aos acontecimentos observados, esperados e que, dentro de certos limites, seguem um padrão sequencial ao longo da vida dos indivíduos. Dizem respeito a mudanças no ciclo de vida. Nota-se por esses exemplos, o quanto é vasto e diversificado o campo chamado desenvolvimento humano. (CARMO, 2012 p.146).
Por desenvolvimento entendemos todas as alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida e que passam a fazer parte da constituição do indivíduo.
Disponível em https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Fundamentos%2520Psicol%25C3%25B3gicos%2520da%2520educa%25C3%25A7%25C3%25A3o&searchpage=1&filtro=todos#/busca> Acesso em: 10 de jan. 2019.
Considerando as ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- O crescimento físico, segue uma ordem cronológica com a previsão de certas atitudes mais ou menos predeterminadas pelos fatores biológicos, refere-se aos ganhos de estatura, peso, massa muscular e habilidades motoras e é um dos fatores importantes de desenvolvimento humano.
II- As sequências ordenadas são um exemplo do desenvolvimento humano, são determinadas filogeneticamente, ou seja, são sequências típicas da espécie humana. Do nascimento até os primeiros passos o bebê apresenta uma sequência progressiva de habilidades, (posição fetal, de bruços, levanta a cabeça e o tórax, rola, senta, engatinha, fica de pé e anda).
III- Os eventos culturais compartilhados dizem respeito às práticas grupais e experiências oferecidas aos indivíduos e que são, em geral, vivenciadas por todos ou pela maioria dos membros de um dado grupo. Em uma população ribeirinha, por exemplo, as crianças desde cedo aprendem a nadar, pescar e remar, o que configura um dos fatores do desenvolvimento humano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
(ENADE / 2014 – com adaptações)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I, II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
(ENADE / 2014 – com adaptações)
Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
os espaços urbano e rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
o fluxo migratório fez com que homens e mulheres advindos do campo deixassem sua cultura originária para se adaptarem a uma cultura citadina totalmente diferente e oposta aos seus valores.
o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática – o que se preconiza é o letramento matemático, onde pauta a definição dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula – É A MATEMÁTICA PARA EXPLICAR E ENTENDER O MUNDO!
Isto PORQUE:
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática – o letramento matemático – que significa desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação, para que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos e questões – tanto se posicionando como buscando soluções para estas. É aprender a resolver problemas dentro e fora da escola.
(Disponível em https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/35/matematica-para-explicar-e-entender-o-mundo. Acesso em 10/02/19).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As duas asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. Observem a imagem abaixo:
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=projetos+interdisciplinares+na+escola&rlz=1C1GPCK_enBR549BR704&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiyg-Gx08fVAhVBYiYKHYz7A2EQsAQISg&biw=1280&bih=918#imgrc=GEcbO-nqmk1x2M:
Agora leiam, a seguir, o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada junto com a equipe que coordena:
“Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano.
A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar.
Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada.
Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:
- Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
- Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
- Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
- Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas."
Disponível em: (https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso em 10 de ago. 2017.
Por meio da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, podemos perceber que se trata de exemplos de atividades e projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar.
Nas alternativas abaixo, identifique aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.
I. A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.
II. A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.
III. A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.
IV. Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.
V. A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I, III e V.
III e IV.
I, II, III, IV e V
I e V.
I e II.
O professor-gestor tem uma grande responsabilidade e compromisso ético de realizar uma educação pública de qualidade, e, que possa constituir em um projeto a favor da classe trabalhadora, desde a Educação Infantil até a universidade.
A esse respeito leia a seguinte citação:
“Uma escola comprometida com os interesses da classe trabalhadora há que se pautar na solidariedade e na cooperação, na ação coletiva e na consciência social, valores de uma sociedade mais igualitária e justa." (LEITE, 2000, p.15).
Com essa perspectiva, as práticas desenvolvidas no contexto escolar na etapa da Educação Infantil, influenciarão de forma incisiva na concretização ou não de uma escola pública – laica, gratuita e de qualidade – que seja comprometida com a classe trabalhadora enquanto direito de todos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas pedagógicas que contribuem para a concretização dessa escola pública de qualidade, comprometida com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino.
I- Agrupar as crianças de forma que trabalhem coletivamente, com material de uso comum, porque estes são entendidos como meios para se atingir fins comuns aos projetos do grupo.
II- Compreender que a aprendizagem significativa impulsiona o desenvolvimento infantil.
III- Apoiar a criança em suas atividades, estimulando-a realizar sozinha as atividades que hoje precisa da ajuda do outro.
IV- Desenvolver atividades de jogos e brincadeiras, em que as crianças possam realizar interação e aprender a trabalhar coletivamente.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
I e II.
I e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
II, III e IV.
A professora Mariana, que atua no Ensino Fundamental, trabalha a literatura infantil como uma das possibilidades de alargamento dos horizontes cognitivos do leitor iniciante. Com essa abordagem, deseja ir além com o seu grupo da “alfabetização”, entendida como o processo de codificação/decodificação de sons e letras visando ao letramento. Mariana organizou uma atividade de leitura do seguinte texto:
A FESTA
Renata está noiva do amigo Rodrigo. No dia da festa de noivado, Rodrigo dá um baile para os seus convidados. O baile está muito animado. Mas vejam só que confusão! No meio da festa, Rodrigo tropeça, cai de cara no bolo e se estatela no chão!
Renata muda de opinião:
- Rodrigo é um bobalhão! Este noivo não quero mais não!
A seguir, solicitou às suas crianças da 1a série a criação de uma outra história. José Gil escreveu, então, o texto O Noivado.
O NOIVADO
Eu gosto dessa história porque o bobo do Rodrigo caiu de cara no chão.
Como ele é um bobão.
A Renata disse para ele:
– Eu vou embora dessa festa e nunca mais quero ver o bobalhão do Rodrigão.
Todo mundo confiou na Renata.
A atividade proposta pela professora possibilitou à criança:
I - explorar a rima para aumento de vocabulário;
II - desenvolver os elementos sensório-motores;
III - emitir opinião sobre a situação narrada;
IV - analisar questões de comportamento.
São corretos:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
O pensamento pedagógico do educador brasileiro Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é apenas transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
II, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.